Google anuncia o Firmina, novo cabo submarino com escala no Brasil

Brasil se junta a projeto que liga Oceania e América do Sul com fibra ótica
Brasil se junta a projeto que liga Oceania e América do Sul com fibra ótica

O Google anunciou a construção do Firmina, um cabo submarino que vai ligar a costa leste dos Estados Unidos e Las Toninas, na Argentina, com escalas em Praia Grande (Brasil) e Punta del Este (Uruguai).

+ Governo federal fará estudo sobre potencial eólico da costa brasileira
+ Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 42 milhões
+ Força Espacial dos Estados Unidos vai iniciar estudos para o uso de foguetes de carga
+ Anvisa autoriza pesquisa clínica da vacina Butanvac

De acordo com a empresa de tecnologia, o Firmina será o cabo mais longo do mundo capaz de funcionar com uma única fonte de energia em uma de suas pontas, caso suas outras fontes de alimentação fiquem temporariamente indisponíveis.

O cabo vai aprimorar o acesso aos serviços do Google para usuários na América do Sul. Com 12 pares de fibra óptica, vai transportar dados entre as Américas do Norte e do Sul, oferecendo aos usuários acesso rápido e de baixa latência a produtos do Google, tais como Busca, Gmail e YouTube, bem como aos serviços do Google Cloud.

O Firmina foi batizado com o nome de Maria Firmina dos Reis (1825 – 1917), uma abolicionista e escritora brasileira cujo único romance, Úrsula, fala sobre a vida dos brasileiros negros durante a escravidão. Negra e intelectual, Firmina é considerada a primeira romancista do Brasil.

Back to top